Available actions

Reader available actions

Share
 

Junta da Administração das Fábricas das Lezírias do Ribatejo

Description details

Document not available to perform requests.

Description level

Fonds Fonds

Reference code

PT/CMVFX/AH/JAFLR

Title type

Formal

Date range

1807-11-01 Date is uncertain to 1832-11-24 Date is uncertain

Dimension and support

1 cx.; 1 documento composto; 48 documentos simples; papel.

Holding entity

Câmara Municipal de Vila Franca de Xira

Producer

Junta da Administração das Fábricas das Lezírias do Ribatejo

Scope and content

Este é um fundo documental relacionado com as lezírias do Ribatejo. Nesta época as lezírias ainda eram propriedade da coroa, vindo apenas a formar-se a Companhia das Lezírias do Tejo e Sado em 1836, quando estes terrenos foram licitados em hasta pública, por esta companhia, criada propositadamente para a aquisição deste património público. Estamos deste modo, perante um fundo documental que precede a Companhia das Lezírias: a Junta da Administração das Fábricas das Lezírias do Ribatejo.

Arrangement

Este fundo está organizado apenas em séries documentais devido à pouca documentação existente. No entanto, e até à presente data verifica-se que na sua grande maioria, os documentos mantêm uma estreita relação com o serviço financeiro «Cofre das Fábricas», que terá existido dentro da estrutura da Junta da Administração das Fábricas das Lezírias do Ribatejo, uma vez que é mencionado frequentemente.

Physical characteristics and technical requirements

Os documentos encontram-se em bom estado de conservação, muito embora apresentem rasgões e desgaste nas pontas, em alguns casos.