Junta da Administração das Fábricas das Lezírias do Ribatejo

Available actions

Reader available actions

 

Junta da Administração das Fábricas das Lezírias do Ribatejo

Description details

Description level

Fonds   Fonds

Reference code

PT/MVFX-ARQ/JAFLR

Title type

Formal

Date range

1807-11-01  to  1832-11-24 

Dimension and support

1 cx.; 1 documento composto; 48 documentos simples; papel.

Holding entity

Município de Vila Franca de Xira. Arquivo Municipal

Producer

Junta da Administração das Fábricas das Lezírias do Ribatejo

Scope and content

Este é um fundo documental relacionado com as lezírias do Ribatejo. Nesta época as lezírias ainda eram propriedade da coroa, vindo apenas a formar-se a Companhia das Lezírias do Tejo e Sado em 1836, quando estes terrenos foram licitados em hasta pública, por esta companhia, criada propositadamente para a aquisição deste património público. Estamos deste modo, perante um fundo documental que precede a Companhia das Lezírias: a Junta da Administração das Fábricas das Lezírias do Ribatejo.

Arrangement

Este fundo está organizado apenas em séries documentais devido à pouca documentação existente. No entanto, e até à presente data verifica-se que na sua grande maioria, os documentos mantêm uma estreita relação com o serviço financeiro «Cofre das Fábricas», que terá existido dentro da estrutura da Junta da Administração das Fábricas das Lezírias do Ribatejo, uma vez que é mencionado frequentemente.

Physical characteristics and technical requirements

Os documentos encontram-se em bom estado de conservação, muito embora apresentem rasgões e desgaste nas pontas, em alguns casos.