Relação do dízimo dos géneros em grão pertencente à Real Comenda e ao Hospital da Castanheira

Available actions

Reader available actions

Digital representation

Digital representation thumbnail
 

Relação do dízimo dos géneros em grão pertencente à Real Comenda e ao Hospital da Castanheira

Description details

Description level

Simple document   Simple document

Reference code

PT/MVFX-ARQ/HESVC/000001

Title type

Atribuído

Date range

1833-07-08  to  1833-07-08 

Dimension and support

1 doc. simples; papel

Extents

3 Ficheiros

Scope and content

A "Comenda" é um benefício, em geral financeiro que era concedido a eclesiásticos e cavaleiros de ordens militares, como por exemplo, a Ordem de Cristo, a Ordem de São Bento de Avis, e a Ordem de Santiago. No entanto, designa apenas uma distinção honorífica. No passado a comenda remetia para uma porção de terra doada oficialmente, como recompensa por serviços prestados, ficando o beneficiado com a obrigação de a defender de malfeitores e inimigos. "Comendador" é deste modo, o detentor de uma comenda.

Quanto a esta Comenda pouco se sabe, sendo este o seu único documento encontrado até à data, desconhecendo-se o seu Comendador. Porém, após pesquisa realizada, concluiu-se que a Comenda de S. Vicente Mártir esteve a dada altura ligada à 3.ª duquesa de Lafões, tendo alvará de mercê. Esta informação foi obtida através do registo: PT/AHS/NGM075, no site www.ics.ul.pt a 02-03-2015.

O documento reporta-se ao dízimo de géneros (grão) cuja parte era remetida ao Hospital da Castanheira, estando assinado pelo escrivão da Real Comenda de S. Vicente Mártir, João Peixoto de Almeida e Sousa.

Description physical location

Sala 1 - depósito Arq. Histórico

Language of the material

Português