Toggle navigation
Welcome
|
Search
Authorities
|
Archival holdings
|
Services
|
Login
|
Help
Authority relations
Detentor
A25/ESPLIT-OLI
Espólio Literário Carlos de Oliveira
A27/ESPLIT-ALM
Espólio Literário António Ramos de Almeida
A5/ESPLIT-NAM
Espólio Literário Joaquim Namorado
A1/ESPLIT-FON
Espólio Literário Manuel da Fonseca
A4/ESPLIT-CAB
Espólio Literário Alexandre Cabral
Município de Vila Franca de Xira. Museu do Neo-Realismo
Available actions
Reader available actions
Available services
Export record
Add to my list
Share
Município de Vila Franca de Xira. Museu do Neo-Realismo
Description details
Record type
Authority record
Entity type
Pessoa coletiva
Reference code
PT/MVFX/MVFX-MNR
Other forms of name
Museu do Neo-Realismo
Biography or history
O Museu do Neo-Realismo nas atuais instalações foi inaugurado no dia 20 de outubro de 2007. De autoria do Arquiteto Alcino Soutinho, o novo edifício vem concretizar uma das grandes prioridades da política cultural do Município de Vila Franca de Xira, criando as condições para a implementação de um novo projeto museológico mais ambicioso e de âmbito nacional.
A iniciativa de criação de um Museu dedicado ao neorrealismo nasceu em Vila Franca de Xira na década de oitenta do século XX, da vontade de um grupo de intelectuais ligados ao movimento neorrealista, concretizado através da criação da Comissão Instaladora do Museu do Neo-Realismo e da Associação Promotora do Museu do Neo-Realismo (APMNR).
Em 1993 foi dado mais um passo com a abertura ao público do Centro de Documentação do Museu. O projeto do Museu foi evoluindo em torno da área arquivística e bibliográfica, porém, cedo enriqueceu e diversificou o seu património, desenvolvendo um vasto conjunto de coleções museológicas, com destaque para espólios literários e editoriais, arquivos documentais (impressos e audiovisuais), acervos iconográficos, obras de arte, bibliotecas particulares e uma biblioteca especializada na temática neorrealista.
Funcionando durante mais de 15 anos em instalações provisórias, o Museu, através da APMNR, e com o apoio do Município, desenvolveu uma importante atividade que constituiu um património fundamental que enformou o atual projeto museológico.
Presentemente o Museu promove uma prática continuada de investigação e divulgação dos seus conteúdos, correspondendo, através de uma ação pedagógica e didática adequada, ao público heterogéneo que o visita.
O Museu do Neo-Realismo tende hoje a ultrapassar as fronteiras da sua vocação temática original para se situar, cada vez mais, no território das ideias e da cultura do século XX, relacionando assim outras correntes literárias, artísticas e de pensamento. Esta nova amplitude temática tem ajudado a clarificar de modo crítico o eco produzido pelo Neorrealismo junto de várias gerações de escritores, artistas e intelectuais portugueses.
Em termos orgânicos, o MNR está estruturado em dois grandes pólos: o Centro de Documentação e o Espaço Expositivo.
Notes
Catálogo bibliográfico acessível em:
https://catalogo.cm-vfxira.pt/cgi-bin/koha/opac-search.pl?idx=&q=&branch_group_limit=br(...)
Authority relations
Title
Relation type
Relation dates
Espólio Literário Carlos de Oliveira
Detentor
Espólio Literário António Ramos de Almeida
Detentor
Espólio Literário Joaquim Namorado
Detentor
Espólio Literário Manuel da Fonseca
Detentor
Espólio Literário Alexandre Cabral
Detentor