Espólio Literário Carlos de Oliveira

Available actions

Reader available actions

 

Espólio Literário Carlos de Oliveira

Description details

Description level

Fonds   Fonds

Reference code

PT/CMVFX-MNR/A25/ESPLIT-OLI

Title type

Atribuído

Date range

1921  to  1985 

Dimension and support

+ 9000 docs

Extents

140 Caixas
0 Capilhas

Holding entity

Município de Vila Franca de Xira. Museu do Neo-Realismo

Producer

Oliveira, de Carlos (1921-1985)

Biography or history

Carlos de Oliveira é um dos mais importantes escritores portugueses do séc. XX, e também um dos grandes responsáveis pelo movimento neorrealista, surgido em Portugal nos anos 40 do último século, e que teve como motor impulsionador uma juventude esperançosa num mundo melhor e comprometida com as grandes questões sociais e humanas em plena ditadura do Estado Novo.

Carlos de Oliveira nasceu no Brasil, filho de emigrantes portugueses, mas foi em Febres, Cantanhede, onde a família se fixou, que passou a sua juventude. Estudou em Coimbra onde se licenciou em Ciências Histórico-Filosóficas e onde estabeleceu amizade com Joaquim Namorado, João José Cochofel e Fernando Namora, também nomes grandes do neorrealismo português. Apesar de ter falecido ainda novo, com 59 anos, deixou-nos uma vasta obra poética e ficcional, com livros excecionais como Turismo, Casa na Duna, Alcateia, Uma Abelha na Chuva ou Finisterra.

Foi um escritor exigente com ele próprio, com uma prática literária obsessivamente empenhada na reformulação constante da sua obra e na procura incansável da perfeição, tendo reescrito os seus romances até à exaustão.

Legal status

Doado.

Internal structure/genealogy

Produção Literária do Autor; História Pessoal; Correspondência; Vária; Fotografia; Documentos Impressos; Documentos de Outros; Artes Plásticas; Monografias e Publicações Periodicas e Documentos Pós-Morten.

Acquisition information

O Valor Patrimonial deste Espólio Literário é de 122.422,50€.

Scope and content

O Espólio Literário de Carlos de Oliveira foi incorporado no Museu do Neo-Realismo em 16 de Fevereiro de 2011.

Este acervo documental contém os seguintes temas: Produção Literária do Autor; História Pessoal; Correspondência; Vária; Fotografia; Documentos Impressos; Documentos de Outros; Artes Plásticas; Monografias e Publicações Periódicas e Documentos Pós-Morten. Cedido pela esposa do escritor, Maria Ângela Ferreira Jesus de Oliveira.

Documental typology

papel, objetos, fotos

Arrangement

O sistema organizativo reflete a análise documental representado em series e subseries documentais.

Authority relations

Authorized form(s) of name Relation type Relation dates
Authority recordMunicípio de Vila Franca de Xira. Museu do Neo-Realismo Custodiador