Espólio Literário António Ramos de Almeida

Available actions

Reader available actions

 

Espólio Literário António Ramos de Almeida

Description details

Description level

Fonds   Fonds

Reference code

PT/MVFX-MNR/A27/ESPLIT-ALM

Title type

Atribuído

Parallel title

ESPLIT-ALM

Production dates

1912  to  1961 

Descriptive dates

2018 - 2019

Dimension and support

Aprox. 400 doc's

Extents

11 Caixas
386 Ficheiros

Geographic name

Porto.

Legal status

Em fase de doação.

Functions, ocupations and activities

Advogado e escritor.

Internal structure/genealogy

Produção literária do autor; História pessoal do autor; Correspondência; Vária; Fotografia; Impressos; Documentos de outros; Artes plásticas, decorativas e outras; Monografias e publicações periódicas; Documentos pós-morten.

Custodial history

O Espólio Literário de António Ramos de Almeida foi entregue ao Museu do Neo-Realismo a 6 de Junho de 2013, cedido pelas filhas e herdeiras do escritor, Maria Antónia Ramos de Almeida e Ana Maria Ramos de Almeida. A sua intenção de doar à Câmara Municipal de Vila Franca de Xira este conjunto de bens culturais contribui para a sua preservação, conservação, investigação e divulgação. Importa referir, ainda, que juntamente com o arquivo pessoal foi doada também uma biblioteca com 249 monografias e 14 títulos de publicações periódicas, maioritariamente livros da temática neorrealista, que se encontram tratados bibliograficamente em base online Koha.

Acquisition information

Doado.

Scope and content

Este arquivo pessoal contém documentação reunida ao longo da vida do seu produtor, António Ramos de Almeida, refletindo a sua vida pessoal e familiar, assim como a sua vida profissional, associativa e luta política. Na documentação de âmbito pessoal poder-se-à destacar a correspondência recebida, nomeadamente de Jaime Brasil, José Fernandes Fafe, João José Cochofel, João de Barros, José Marmelo e Silva, Luís Albuquerque, Manuel de Campos Lima, Mário Braga, Maria Judite de Carvalho Tavares Rodrigues, Paulo Quintela, Fernando Piteira Santos, Urbano Tavares Rodrigues, Vítor de Sá, entre outros. No que concerne à produção intelectual de António Ramos de Almeida, encontramos as versões preliminares (provas tipográficas manuscritas e datiloscritas), a documentação de suporte aos livros que publicou, artigos de jornal censurados e, ainda, a versão inédita da novela várias vezes anunciada "Véspera". Contém documentação relacionada com a atividade associativa, maioritariamente cartões de associado e as cédulas pessoal e profissional. No que diz respeito a suportes fotográficos, é de destacar as fotografias de ensaios do Teatro Experimental do Porto, mais conhecido por TEP, oito fotogramas do filme Aniki Bóbó, uma fotografia de António Ramos de Almeida aquando a presença do General Humberto Delgado no Porto e uma fotografia de homenagem pós-morten que documenta a inauguração da avenida Dr. António Ramos de Almeida em Olinda.

Keywords

Keywords

Neo-Realismo; Literatura Portuguesa Séc. XX; Biografias; Bibliografias; Escritores; Advogados.

Documental tradition

Papel (originais e cópias); Fotografia (provas de gelatina e prata).

Documental typology

Produção literária do autor (Poesia; Ficção narrativa - Novela; Teatro; Ensaio); História pessoal do autor (Autobiografias e Autobibliografias; Memorialismo); Correspondência (Correspondência recebida); Vária (Atividades culturais; Documentos pessoais; Atividades profissionais); Fotografia; Impressos (Recortes de imprensa; Material Gráfico diverso); Documentos de outros (Produção do autor - Poesia, Ensaio, Teatro; Correspondência); Artes plásticas; Documentos pós-morten (Produção do autor; Correspondência; Vária).

Deletion

N/A.

Arrangement

O fundo foi organizado segundo critérios temático-funcionais que se refletem no plano de classificação adotado. O sistema organizativo reflete a análise documental representada em séries (SR) e subséries (SSR) documentais. A organização e divisão documental tem em consideração o princípio da proveniência, isto é, a relação entre os documentos de arquivo e as pessoas coletivas ou singulares que produziram, acumularam e conservaram.

File plan

Centro de documentação MNR / Classificador alfanumérico, dividido em 11 séries (SR) e 40 subséries (SSR) - Elaborado segundo (IPQ.NP4041,2005).

Access restrictions

Consulta presencial.

Conditions governing use

Sujeitas ao estabelecido no contrato de doação.

Deposit physical location

Reserva 3.

Language of the material

Português.

Physical characteristics and technical requirements

A documentação encontra-se em estado razoável de conservação, não necessitando de cuidados especiais na sua consulta e manuseamento.

Other finding aid

Centro de documentação MNR / Classificador alfanumérico, dividido em 11 séries (SR) e 40 subséries (SSR) - Elaborado segundo (IPQ.NP4041,2005).

Location of originals

As classificações A27/4.20-A - A27/4.20-C foram classificadas e armazenadas como um todo, mantendo o princípio da proveniência.

Related material

O Espólio Joaquim Namorado - A5 contém biografia e outros documentos de António Ramos de Almeida.

Publication notes

Foi publicado um catálogo da exposição biobibliográfica sobre António Ramos de Almeida, com o título "A vida e a arte de António Ramos de Almeida", edição do Museu do Neo-Realismo em 2013.

Authority relations

Authorized form(s) of name Relation type Relation dates
Authority recordAlmeida, António Ramos de. 1912-1961, escritor Produtor
Authority recordMunicípio de Vila Franca de Xira. Museu do Neo-Realismo Detentor