Toggle navigation
Welcome
|
Search
Authorities
|
Archival holdings
|
Services
|
Login
|
Help
Authority relations
Produtor
LM
Lino de Macedo
Autor
00001
A que leva o amor!
Macedo, Lino de. 1859-1919?, escritor
Available actions
Reader available actions
Available services
Export record
Add to my list
Share
Macedo, Lino de. 1859-1919?, escritor
Description details
Record type
Authority record
Entity type
Pessoa singular
Reference code
PT/MVFX/LM
Other forms of name
Lino Augusto de Macedo e Vale
Existance dates
1859-04-09
to
1919-08
Biography or history
Lino de Macedo (de nome completo Lino Augusto de Macedo e Vale) nasceu a 9 de abril de 1859, tendo sido batizado na sé velha de Coimbra no dia 18 daquele mês. Era filho natural de Lino Augusto de Macedo e Vale (médico e escritor, nascido em Pombal em 1834) e de Ana do Espírito Santo (natural de Santa Cruz de Coimbra). Frequentou o ensino secundário. Residiu em Vila Franca de Xira nas décadas de 1880 e 1890, onde exerceu intensa atividade como escritor, tradutor, jornalista e político, e onde casou e teve descendência. Foi fundador e redator principal de periódicos locais, com destaque para “O Campino”. Foi impulsionador do movimento republicano de Vila Franca de Xira e sua figura central. Em 1881 participou na fundação do Centro Republicano de Alhandra, do qual foi eleito presidente no ano seguinte, mas algum tempo depois emigrou para o Brasil, de onde regressou definitivamente em 1905, tendo desde então residido em Lisboa, embora mantendo ligações a Vila Franca de Xira. Com base numa entrevista de imprensa que concedeu em 1918, sabe-se que passou dificuldades nos seus últimos tempos de vida: na altura estaria quase cego e ao cuidado da assistência prestada pelas Casas de Trabalho situadas em Belém. Desconhece-se a data da sua morte, que se supõe ter ocorrido em data posterior à interrupção da sua colaboração na “Vida Ribatejana”, em agosto de 1919.
Entre outras obras, publicou:
- A alma perante a razão e a ciência. Porto: Livraria Lello, 1885;
- O Programa Republicano: carta ao Dr. Teófilo Braga a respeito de palavras e de ideias apresentadas no último congresso. Porto, 1888;
- Antiguidades do moderno concelho de Vila Franca de Xira. Vila Franca de Xira: Typ. Campino, 1893 (2ª ed.: Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, 1992);
- A obra do Infante. Vila Franca de Xira: Typ. do Campino, 1894;
- A Bandeira: estudo psicológico de uma desequilibrada. Lisboa: Comp. Nac. Editora, 1897;
- Amazónia: repositório alfabético de termos, descrições de localidades, homens notáveis... Lisboa: Typ. Adolpho Mendonça, 1906;
- Apontamentos para a história do movimento republicano no concelho de Vila Franca de Xira: 1881 a 1891. Lisboa: Imp. Libânio da Silva, 1913 (2ª ed.: Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, 1993).
Terá ainda escrito e nalguns casos publicado as obras: A batalha; A família no século atual; A filha do Jorge (romance realista); A minha engomadeira (conto); A nova fidalguia (conto); A que leva o amor (romance inédito); Catecismo racionalista; Do Chiado a Puertas del Sol (notas de viagem); O que é o catolicismo; Transformismo; Tubérculos históricos: crítica de coisas passadas.
Traduziu “A Queda”, de Victor Hugo, e “Glória”, de Perez Gardós.
Publicou nos periódicos: A Democracia; A Época; A Vanguarda; Batalha; Campeão; Comércio de Portugal; Correio do Sado; Distrito de Aveiro; Emancipação; Gazeta de Campinas; Mensageiro de Cira; O Amigo do Povo; O Campeão das Províncias; O Campino; O debate; O Partido do Povo; O povo; O Primeiro de Janeiro; O século; Povo Republicano; Vida Ribatejana.
Foi correspondente dos periódicos: El Globo (Madrid), El fígaro (Madrid) e El Clamor de Galicia (A Coruña).
Dirigiu os periódicos: A demolição: órgão evangelizador do livre pensamento em Portugal e no Brasil; O Campino; Portugal moderno; Rio elegante.
Functions, ocupations and activities
Escritor, tradutor, jornalista e político.
Notes
Informação biobibliográfica baseada nas seguintes fontes:
- Arquivo da Universidade de Coimbra, Paróquia da Sé Velha - Coimbra, Livros de assentos de Batismos, Cód. Ref.: PT/AUC/PAR/CBR38/002/0005 (
https://pesquisa.auc.uc.pt/viewer?id=32687&FileID=137848
;
https://pesquisa.auc.uc.pt/viewer?id=32687&FileID=137850
).
- Arquivo Municipal de Vila Franca de Xira, Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, Livros de recenseamento eleitoral.
- CAMACHO, Clara - Introdução. In MACEDO, Lino de - “Antiguidades do moderno concelho de Vila Franca de Xira”. Vila Franca de Xira: Câmara Municipal, imp. 1992, p. XI-XVI.
- SILVA, Garcez da - Elementos para uma biobibliografia de Lino de Macedo (Lino Augusto de Macedo e Valle). In MACEDO, Lino de - “Apontamentos para a história do movimento republicano no concelho de Vila Franca de Xira: 1881 a 1891”. Vila Franca de Xira: Câmara Municipal, imp. 1993, p. 85-91.
Authority relations
Title
Relation type
Relation dates
Lino de Macedo
Produtor
A que leva o amor!
Autor