Planta geral de Vila Franca de Xira

Ações disponíveis

Ações disponíveis ao leitor

Representação digital

Planta geral de Vila Franca de Xira

Consultar no telemóvel

Código QR do registo

Partilhar

 

Planta geral de Vila Franca de Xira

Detalhes do registo

Nível de descrição

Documento simples   Documento simples

Código de referência

PT/MVFX-ARQ/AESP/DAAU/00002

Tipo de título

Atribuído

Titulo

Planta geral de Vila Franca de Xira

Datas de produção/reunião

1921  a  1923 

Dimensão e suporte

1 doc. (1 f., 2110 x 1105 mm); tinta da china sobre papel vegetal.

Âmbito e conteúdo

Mapa cadastral do núcleo urbano de Vila Franca de Xira desenhado à escala 1:500, entre 1921 e 1923.Além de representar os arruamentos, quintas, logradouros e equipamentos, etc., existentes à época, inclui também: o levantamento dos números de cadastro das propriedades; a informação descritiva “[Pl]anta geral de [Vila F]ranca de Xira [desenh]ada pelo engenheiro auxiliar de 1.ª classe de obras públicas Henrique Eugénio de Castro Rodrigues de 1921 a 1923 [?a] sendo presidente da Comissão Executiva da Câmara Municipal [o Ex.]mo Sr. António Lúcio Batista. Escala 1:500”; e um “Quadro das coordenadas dos pontos geodésicos a que está subordinado o levantamento da planta”. Trata-se do desenho técnico de Vila Franca de Xira mais antigo que se conhece, e pela informação nele inscrita é um testemunho fundamental para a história do urbanismo em Vila Franca de Xira, sendo de destacar a importância da Rua Direita como eixo viário principal, a inexistência do rasgo da atual Rua Alves Redol, o jardim público por detrás da igreja paroquial e o cerrado do Tarracha no espaço onde atualmente se encontra o mercado municipal.

Idioma e escrita

Português

Características físicas e requisitos técnicos

O documento sofreu alguma degradação física, com notório compromisso da leitura, nomeadamente acidificação, amarelecimento e fragilidade do suporte (vincos, rasgões e lacunas), visíveis, sobretudo, junto às margens, mais expostas à degradação ambiental e ao inadequado acondicionamento.A margem inferior é muito irregular e evidencia ter sido cortada, apresentando faltas de grande dimensão. Nas margens laterais também é possível observar que o desenho foi cortado.Em 2021 o documento foi objeto de intervenção de conservação e restauro. A intervenção contemplou limpeza mecânica, levantamento das fitas-adesivas com recurso a solventes, consolidação do suporte com execução de um reforço total e preenchimento das zonas em falta com papel japonês e composto de fibras de manila e tylose mh300p como adesivo. Após o restauro, a peça foi digitalizada, fazendo-se o acesso à informação prioritariamente por via da representação digital.

Relações com registos de autoridade

Relações com registos de autoridade
Registo Código Tipo de relação Datas da relação
Registo de autoridadeRodrigues, Henrique Eugénio de Castro. Engenheiro auxiliar de 1.ª classe de obras públicas HECR Autor