Planta geral de Vila Franca de Xira
Nível de descrição
Documento simples
Código de referência
PT/MVFX-ARQ/AESP/DAAU/00002
Tipo de título
Atribuído
Título
Planta geral de Vila Franca de Xira
Datas de produção
1921
a
1923
Dimensão e suporte
1 doc. (1 f., 2110 x 1105 mm); tinta da china sobre papel vegetal.
Âmbito e conteúdo
Mapa cadastral do núcleo urbano de Vila Franca de Xira desenhado à escala 1:500, entre 1921 e 1923.Além de representar os arruamentos, quintas, logradouros e equipamentos, etc., existentes à época, inclui também: o levantamento dos números de cadastro das propriedades; a informação descritiva “[Pl]anta geral de [Vila F]ranca de Xira [desenh]ada pelo engenheiro auxiliar de 1.ª classe de obras públicas Henrique Eugénio de Castro Rodrigues de 1921 a 1923 sendo presidente da Comissão Executiva da Câmara Municipal [o Ex.]mo Sr. António Lúcio Batista. Escala 1:500”; e um “Quadro das coordenadas dos pontos geodésicos a que está subordinado o levantamento da planta”. Trata-se do desenho técnico de Vila Franca de Xira mais antigo que se conhece, e pela informação nele inscrita é um testemunho fundamental para a história do urbanismo em Vila Franca de Xira, sendo de destacar a importância da Rua Direita como eixo viário principal, a inexistência do rasgo da atual Rua Alves Redol, o jardim público por detrás da igreja paroquial e o cerrado do Tarracha no espaço onde atualmente se encontra o mercado municipal.
Idioma e escrita
Português
Características físicas e requisitos técnicos
O documento sofreu alguma degradação física, com notório compromisso da leitura, nomeadamente acidificação, amarelecimento e fragilidade do suporte (vincos, rasgões e lacunas), visíveis, sobretudo, junto às margens, mais expostas à degradação ambiental e ao inadequado acondicionamento.A margem inferior é muito irregular e evidencia ter sido cortada, apresentando faltas de grande dimensão. Nas margens laterais também é possível observar que o desenho foi cortado.Em 2021 o documento foi objeto de intervenção de conservação e restauro. A intervenção contemplou limpeza mecânica, levantamento das fitas-adesivas com recurso a solventes, consolidação do suporte com execução de um reforço total e preenchimento das zonas em falta com papel japonês e composto de fibras de manila e tylose mh300p como adesivo. Após o restauro, a peça foi digitalizada, fazendo-se o acesso à informação prioritariamente por via da representação digital.
Notas
Junto conservam-se duas cópias do documento executadas em sistema de plotagem em película indeformável (Reprolar) com as dimensões 2110 x 945 mm e 2160 x 1000 mm.
Relações com registos de autoridade