Plano de classificação

Relatórios da gerência

Ações disponíveis

Ações disponíveis ao leitor

Consultar no telemóvel

Código QR do registo

Partilhar

 

Relatórios da gerência

Detalhes do registo

Nível de descrição

Série   Série

Código de referência

PT/MVFX-ARQ/AAL/CMVFX/B-A/005

Tipo de título

Atribuído

Título

Relatórios da gerência

Datas de produção

1874-01-02  a  1981-11-25 

Dimensão e suporte

26 doc.

Âmbito e conteúdo

Contém os relatórios da gerência da câmara municipal, também designados "relatórios e contas" e "relatórios de atividades". Normalmente, reportam ao ano (e nalguns casos ao biénio) anterior àquele do qual estão datados.Embora com variações no formato, natureza e detalhe da informação que reportam, genericamente incluem informação sobre a composição dos órgãos municipais, as atividades da autarquia e o seu desempenho financeiro. Registam também informações sobre eventos e acontecimentos ocorridos no território do concelho.No caso dos relatórios da gerência anteriores a 1952, não se conserva nesta série a versão autenticada dos relatórios com a assinatura manuscrita do presidente da câmara municipal; nuns casos, trata-se de versões prévias e noutros de versões de divulgação dos relatórios, após a sua autenticação e aprovação. Nas décadas de 1950 e 1960 é frequente os relatórios incluírem provas fotográficas que documentam obras e melhoramentos, inaugurações, visitas de autoridades, etc.Os próprios relatórios evidenciam que, em conformidade com o código administrativo de 1940, e antes da entrada em vigor da legislação autárquica produzia na vigência da Constituição de 1976, os relatórios da gerência eram submetidos a discussão e aprovação do Conselho Municipal.

Idioma e escrita

Português

Unidades de descrição relacionadas

Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, Órgãos do Município, Câmara Municipal, Atas das reuniões. Cód. ref.ª: PT/MVFX-ARQ/AAL/CMVFX/B-A/003.

Notas

Os relatórios evidenciam que durante um largo período a câmara municipal, porque não disporia de fotógrafo próprio, adquiria reportagens fotográficas, "que ficam a documentar alguns factos da vida do concelho", as quais conservava enquanto "Arquivo fotográfico", e das quais usava algumas das provas para ilustrar os relatórios da gerência; por esse motivo conservam-se provas idênticas das mesmas fotografias, tanto nos relatórios da gerência como em coleções fotográficas.Nas últimas décadas, os relatórios da gerência deixaram de ser publicados em edição própria, sendo porém acessíveis através das atas das reuniões da câmara municipal nas quais foram apresentados e aprovados.Alguns dos exemplares dos relatórios da gerência estiveram à guarda do Centro de Documentação do Museu Municipal até julho de 2020, data em que foram incorporados no Arquivo Municipal.Nalguns casos conserva-se mais do que um exemplar.