08-07-2022

Participação no Encontro Arquivos da Administração Local: Património, Acesso e Investigação (6 e 7 de julho de 2022)

Realizou-se em Lisboa, na Fundação Mário Soares e Maria Barroso, nos dias 6 e 7 de julho de 2022 o encontro “Arquivos da Administração Local: Património, Acesso e Investigação”. A iniciativa foi uma oportunidade para abordar questões relacionadas com as políticas e as estratégias de gestão e preservação dos Arquivos da Administração Local, a sua relação com a sociedade e os territórios em que se inscrevem, o acesso por parte das comunidades, em particular dos investigadores. O Arquivo Municipal esteve representado na iniciativa.
Saber mais…

______________________________________________________________

05-07-2022

Série dos relatórios da gerência da Câmara Municipal já acessível

O Arquivo Municipal conserva uma série com relatórios da gerência da Câmara Municipal. Foram agora descritos e divulgados 26 desses relatórios.
Embora com variações no formato e no detalhe da informação que reportam, os relatórios incluem informação sobre a composição dos órgãos municipais, as atividades da autarquia e o seu desempenho financeiro. Registam também informações sobre eventos e acontecimentos ocorridos no território do concelho. Vários dos relatórios incluem provas fotográficas.
Saber mais…

______________________________________________________________

01-07-2022

Exposição “90 Anos de Emoção”, com contributo do Arquivo Municipal

A exposição “90 Anos de Emoção” está patente no Celeiro da Patriarcal, Vila Franca de Xira, até 9 de outubro de 2022. A exposição dá a conhecer, entre outros recursos, diversos documentos do Arquivo Municipal.
Saber mais…

_____________________________________________________________

06-10-2021

Planta Geral de Vila Franca de Xira foi restaurada e está acessível online

A Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, através do seu Setor do Arquivo Municipal, promoveu o restauro da “Planta geral de Vila Franca de Xira”. Trata-se de um testemunho fundamental para a história do urbanismo em Vila Franca de Xira, sendo de destacar a importância da Rua Direita como eixo viário principal, a inexistência do rasgo da atual Rua Alves Redol, o jardim público por detrás da igreja paroquial e o cerrado do Tarracha no espaço onde atualmente se encontra o mercado municipal. Após o restauro, a peça foi digitalizada e descrita, estando agora a representação digital divulgada no software de arquivo do município e acessível online.
Saber mais…